São Pedro do Sul celebra 97 anos de história e desenvolvimento

Giovane

São Pedro do Sul celebra 97 anos de história e desenvolvimento

Com potencial histórico, econômico e turístico, São Pedro do Sul é um município da Região Central com raízes indígenas e missioneiras, além de contar com contribuições de imigrantes alemães e italianos. 

Desde a emancipação política e administrativa em 22 de março de 1926, o município busca garantir oportunidades e maior qualidade de vida à população, enquanto olha com orgulho para a própria trajetória. 

Escultura do Apóstolo São Pedro “o pescador” no trevo de acesso à cidade.

O patrimônio cultural é um dos pontos fortes de São Pedro do Sul. No centro da cidade, o Museu Histórico Fernando Ferrari possibilita uma verdadeira viagem no tempo. Inaugurado no antigo sobrado da família em 1990, o espaço conta com um acervo diversificado, ilustrando a trajetória do economista e político são-pedrense, a formação da cidade e tantos outros momentos marcantes.

Há 11 km da entrada de São Pedro do Sul, outra instituição traz reconhecimento ao município, atraindo também olhares de pesquisadores internacionais. O Museu Paleontológico e Arqueológico Professor Walter Ilha foi fundado em 1980, reunindo descobertas de fósseis vegetais e vertebrados. Entre eles, estão o Tecodonte e Dicinodonte, sendo o último considerado um dos mais importantes répteis encontrados na América do Sul. 

Museu Histórico Fernando Ferrari

Museu Paleontológico e Arqueológico Professor Walter Ilha

No interior do município, ainda é possível ver as marcas deixadas por antepassados na famosa Pedra Grande. Com tantos registros paleontológicos, arqueológicos e históricos, São Pedro do Sul hoje integra o Geoparque Raízes de Pedra, ao lado de outros cinco municípios da região. A diretora do Departamento de Cultura, Mariana Binato de Souza, descreve os investimentos na área: 

Marcas deixadas por antepassados na “Pedra Grande”.

– Aqui, em São Pedro do Sul, temos diversos atrativos turísticos, que fazem parte deste Geoparque também. Há a Pedra Grande, um dos maiores monumentos petróglifos do Sul do Brasil, onde nós temos um importante registro histórico e arqueológico da nossa cidade, e que confirma que São Pedro do Sul esteve na primeira fase missioneira. Temos também outros patrimônios, como os museus municipais. Lá, promovemos diversas oficinas, fazendo com que as crianças tenham cada vez mais o sentimento de pertencimento ao nosso município. 

Entre todos os nomes que São Pedro do Sul já recebeu durante os 97 anos, o que predomina para muitos moradores ainda é o de ‘lar’. O financiário e produtor de eventos, Deilon Schimidt, 39 anos, orgulha-se de ter nascido no município. Ele relata ter trabalhado cinco anos em uma cidade próxima, mas, por conta da saudade, transformou em rotina pegar a estrada todos os finais de semana rumo a São Pedro do Sul.

– Essa cidade faz parte da minha vida e foi aqui que constituí uma família. Hoje, tenho uma filha são-pedrense e tenho muito orgulho do município, que vejo evoluindo a cada dia, seja em infraestrutura ou educação. Dois principais pontos que destaco para o crescimento e desenvolvimento de uma população – afirma.

A filha de Deilon, María Helena, de apenas 2 anos, cresce sobre uma gestão que pensa no melhor para a população. Investimentos como a revitalização das Avenidas Walter Jobim e Maurício Cardoso, e além da Rua Silva Jardim, são citadas pela prefeita de São Pedro do Sul, Ziania Bolzan. A movimentação proporcionada pelo Balneário Passo do Julião também é motivo de satisfação para a atual gestão. 

– Em 22 de março, celebra-se os 97 anos do município de São Pedro do Sul e temos muito a comemorar junto à população são-pedrense. Revitalizamos duas avenidas. Temos vários pontos turísticos, um deles é o Balneário Passo do Julião. Então, muito obrigada a todos os são-pedrenses que ajudaram na construção de São Pedro do Sul – declara Ziania.

Segundo o vice-prefeito, Vernei Pedro Delcul, o município, que atualmente conta com cerca de 17 mil habitantes, continuará crescendo: 

– Eu quero parabenizar a todos os são-pedrenses pelos 97 anos de emancipação política e dizer que muito foi feito e muito ainda há por fazer nas áreas da educação, da saúde e das obras.

O AMOR PELO PRÓXIMO ESTÁNA FORMAÇÃO

A hospitalidade com a qual o município de São Pedro do Sul acolhe quem chega é um reflexo de sua formação. Em 1882, o estancieiro, Crescêncio José Pereira, doou 14 hectares de terra para a edificação de uma capela em homenagem ao apóstolo Pedro, permitindo inclusive que a comunidade construísse casas gratuitamente ao redor da instituição. Hoje, a Praça Crescêncio Pereira é um espaço de encontro entre familiares e amigos, de diversão para as crianças que podem usufruir de brinquedos novos e modernos, e acima de tudo de promoção da cultura para as novas gerações, fortalecendo a premissa de que uma cidade cresce com base em seus valores e exemplos. Parabéns pelos 97 anos de emancipação, história e desenvolvimento, São Pedro do Sul!

Pracinha de Brinquedos Arco-íris, localizada na Praça Crescêncio Pereira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Servidor é investigado por agressão a jogadora durante torneio de futsal em Pinhal Grande Anterior

Servidor é investigado por agressão a jogadora durante torneio de futsal em Pinhal Grande

Inscrições para utilizar a academia do Centro Desportivo Municipal iniciam nesta quarta Próximo

Inscrições para utilizar a academia do Centro Desportivo Municipal iniciam nesta quarta

Geral